RODAS DE CONVERSA TERAPÊUTICAS
As rodas de conversa terapêuticas são encontros de pessoas que buscam em conjunto um meio de falar, ressignificar e ampliar sua visão sobre si, sobre o mundo, sobre um tema específico.
As rodas são organizadas por pelo menos um psicólogo facilitador, seguem a mesma base de respeito, empatia, acolhimento e aceitação como na psicoterapia individual. Entendo que a principal diferença é que, ao invés de a pessoa estar somente ela e o psicólogo, na roda de conversa ela está com o psicólogo e com mais pessoas que se identificam com o mesmo tema que ela se interessa ou se identifica falar.
Podem ter temas específicos ou não, embora ter um tema possibilite que as pessoas se sintam representadas, interessadas e acolhidas durante o encontro. Há roda de conversa entre mães, homens, mulheres, comunidade LGBTQIAPN+, pessoas +60 anos, jovens, pessoas enlutadas, mães de anjo (perda gestacional ou perinatal), pessoas bariátricas, dentre outros temas. Os encontros pedem ser na modalidade presencial ou online, podem ser encontros únicos ou permanentes.